Telemedicina: do que preciso saber?

Telemedicina: do que preciso saber? - Integral Urologia

O Conselho Federal de Medicina, o CFM, reconheceu a possibilidade e a eticidade da aplicação de atendimentos médicos à distância. A decisão sobre o emprego da telemedicina deu-se em caráter excepcional enquanto durar o combate à pandemia de Covid-19.

No texto, o CFM entende a telemedicina como exercer a medicina através do uso de tecnologias. O intuito é oferecer assistência e promoção da saúde, além da prevenção de doenças e lesões, tanto em tempo real quanto off-line. A seguir, você entenderá mais sobre alguns termos que fazem parte deste contexto.

 

O que é a teleconsulta?

Este termo corresponde à consulta médica realizada de forma remota possibilitada pelo uso de ferramentas tecnológicas. Assim, médico e paciente poderão estar em diferentes espaços geográficos. É preciso que a prescrição médica contenha dados do paciente, data, hora e dados do médico, como nome, registro, endereço e assinatura digital.

No entanto, a primeira consulta deve ser realizada de modo presencial exceto no caso de comunidades geograficamente remotas. Nestes casos, ela poderá ocorrer virtualmente desde que o paciente seja acompanhado por um profissional de saúde. A consulta presencial também é indicada para atendimentos relacionados a doenças crônicas, devendo ser realizada com intervalos não superiores a 120 dias.

 

AGENDE AGORA

 

O que é o telediagnóstico?

Este termo trata da emissão de laudos ou pareceres de exames enviados pela internet. O telediagnóstico pode ocorrer através de imagens, gráficos e dados e deve ser realizado por médicos. Estes profissionais, no entanto, devem possuir o Registro de Qualificação de Especialista na área correspondente ao procedimento em questão.

 

O que é a teleinterconsulta?

A teleinterconsulta é caracterizada pela troca de informações e opiniões entre médicos a fim de obter auxílio diagnóstico, terapêutico, clínico ou cirúrgico. Para isso, o paciente pode ou não estar presente.

 

O que é a telecirurgia?

Este é um procedimento cirúrgico realizado por robôs comandados à distância por médicos capacitados. Segundo o CFM, deve haver, no local de realização do procedimento, um médico com a mesma habilitação do cirurgião remoto. Este é um meio de garantir a continuidade da cirurgia caso haja imprevistos como quedas de energia ou falhas na comunicação.

 

O que é a teletriagem?

A teletriagem se refere à avaliação de sintomas apresentados pelo paciente, mas realizada por um médico à distância. Ela é necessária para definir a assistência adequada e direcionar o paciente para a mesma.

 

O que são teleorientação e teleconsultoria?

A teleorientação oferece a possibilidade de emitir declarações para contratação ou adesão a planos de saúde. A teleconsultoria, por sua vez, permite que médicos, gestores e profissionais de saúde troquem dados sobre procedimentos e ações relacionadas à saúde.

 

O que é o telemonitoramento?

O telemonitoramento irá permitir que o médico avalie as condições de saúde de idosos moradores de casas de repouso. Assim, será possível evitar idas desnecessárias a unidades de pronto-socorro e garantir que o residente receberá o atendimento correto no momento propício.

 

Como a telemedicina ajuda a combater o novo coronavírus?

Uma vez que o isolamento social pode combater o crescimento da pandemia, a telemedicina torna este processo possível. A técnica trará muitas vantagens ao meio médico e agendar consultas por vídeo fará parte da nossa rotina.

A Integral Urologia já está preparada para atender você de forma remota. Conte conosco para manter sua saúde em dia e passar por este período. Entre em contato e saiba mais.

 

AGENDE UMA CONSULTA ONLINE