Endourologia

A endourologia é a subespecialidade da urologia responsável pelo tratamento de diversas doenças do trato urogenital sem que seja necessária a realização de incisões na pele ou apenas com pequenas incisões.

A endourologia abrange procedimentos endoscópicos (usando um tubo com luz para permitir uma visão através de uma câmera). Sendo o meio mais utilizado para os tratamentos de cálculos renais, ureterais e de bexiga, assim como nos tratamentos da hiperplasia benigna de próstata e câncer de bexiga.

Assim, a agressão cirúrgica é mínima para o paciente. Beneficiando-o com quase nenhuma dor, alta hospitalar e retorno às atividades precocemente e excelente resultado estético.

Endourologia – Pedras nos rins (litíase renal)

As pedras nos rins são causadas, principalmente, pela falta de água e excesso de sal. Elas podem causar dores nas costas ou abdominais, sangue na urina ou infecções comuns do trato urinário.

Até 90% das pedras nos rins são eliminadas pelo corpo por conta própria na urina. No entanto, pacientes com cálculos que bloqueiam o fluxo de urina pelos rins podem perder a função deles ou apresentar infecções graves.

Pacientes que já tiveram uma pedra nos rins têm 60% de chance de ter outra no futuro.

Por isso, a equipe médica da Integral Urologia prima por um tratamento global de seus pacientes, realizando tanto a avaliação quanto o acompanhamento continuado para reduzir o risco de cálculos no futuro. As medidas envolvem, dentre outras, alterações na dieta e nos medicamentos do paciente.

Endourologia – Nefrolitotripsia Percutânea (NLPC)

Alguns pacientes formam grandes pedras nos rins, as quais estão em grande parte associadas a infecções bacterianas. Essas pedras geralmente localizam-se no interior dos rins e causam bloqueio e inchaço do tecido renal. Normalmente, é necessária uma cirurgia para remover todas as pedras, já que são uma fonte de infecção por bactérias.

Este procedimento cirúrgico (NLPC) envolve a introdução de um tubo através de uma incisão minúscula nas costas. Uma câmera é inserida nesse tubo para olhar no interior do rim e ver a pedra. Uma sonda de ultrassom ou fibra laser é inserida através do instrumento e usada para quebrar a pedra e retirá-la do rim. A remoção de todos os fragmentos de pedra alivia o bloqueio, melhora a função renal, interrompe a infecção e ajuda a evitar o crescimento de novas pedras.

Endourologia – Ureteroscopia e Ureterolitotripsia

Pequenas pedras nos rins podem cair no ureter (o tubo que drena a urina do rim para a bexiga) e causar dor e interrupção do fluxo urinário do rim.

Nesse caso, realiza-se uma cirurgia chamada Ureterolitotripsia, na qual um pequeno instrumento é passado através da uretra para quebrar as pedras localizadas nos rins ou no ureter.