Vasectomia: é possível reverter esta cirurgia?

Vasectomia: é possível reverter esta cirurgia?

Realizada em homens, a vasectomia é a cirurgia que promove a ligadura dos canais deferentes, por onde passam os espermatozoides. Este procedimento urológico visa a contracepção já que, após sua realização, haverá impedimento para fecundar a parceira.

No entanto, a vasectomia não interfere na produção dos hormônios masculinos ou leva a qualquer impotência sexual. Mas, em caso de mudança de ideia, é possível reverter esta cirurgia? Saiba a seguir.

Como é realizada a vasectomia?

A vasectomia também pode ser chamada de laqueadura masculina. Ela é realizada em regime ambulatorial ou day clinic e, de acordo com a anestesia, não é necessário internação. Após a sedação ou a aplicação de anestesia local, geralmente são realizadas duas incisões em cada lado da bolsa testicular.

Os ductos deferentes são localizados e, então, cortados, tendo suas pontas amarradas ou cauterizadas. Desta forma, o fluxo de espermatozoides durante a ejaculação é interrompido. O término da cirurgia ocorre com o fechamento do corte necessário para acessar estes canais.

O que se espera após a vasectomia?

Após a realização da cirurgia, o homem ejacula normalmente. No entanto, este líquido não contém espermatozoides.

É possível reverter a vasectomia?

Cerca de 5% dos homens que realizaram a vasectomia voltam ao urologista para reverter a cirurgia. As motivações vão desde a vontade de ter novos filhos com a parceira a ter iniciado um novo relacionamento. A reversão da vasectomia é, sim, uma possibilidade.

Como é realizada a reversão da vasectomia?

Esta cirurgia costuma ser realizada microscopicamente, garantindo maiores índices de sucesso.  Este procedimento prevê que os canais deferentes, cortados na vasectomia, sejam reconectados. Desta forma, os espermatozoides podem ser ejaculados normalmente.

Este tipo de cirurgia é mais efetivo quando realizado no período de três ou quatro anos que sucedem a vasectomia. A reversão da vasectomia, neste período, resulta em 70% de chance de a mulher engravidar. A taxa de sucesso deste procedimento diminui conforme este tempo aumenta.

Quais os cuidados necessários após a reversão da vasectomia?

De forma geral, recomenda-se repouso nos primeiros dias após a cirurgia de reversão da vasectomia. Da mesma maneira, é ideal evitar manter relações sexuais ou ejacular pelo período proposto pelo urologista responsável pelo seu caso. Esta medida visa permitir a cicatrização dos canais deferentes. Neste período, o médico poderá indicar medicamentos que reduzam possíveis dores ou desconfortos.

O profissional deverá solicitar o retorno do paciente para realização de um espermograma.

Se você pretende se submeter à cirurgia de vasectomia ou sua reversão, informe-se sobre esses procedimentos. Busque um urologista de confiança para acompanhar seu caso.