Novembro Azul: conheça fatores que podem influenciar no surgimento do câncer de próstata

O câncer de próstata é uma das maiores causas de morbidade e de mortalidade no mundo. Apesar disso, o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura deste que é o câncer mais comum entre os homens. Por isso, chamamos de Novembro Azul o mês de prevenção do câncer de próstata.

A seguir você irá conhecer alguns fatores que podem influenciar no surgimento do câncer de próstata.

1. Preconceito

No caso do câncer de próstata, o preconceito é um dos fatores que impede que homens busquem aconselhamento médico. A falta de informação coloca a saúde masculina em evidência, já que, por ano, são registrados cerca de 70 mil novos casos desta doença. Durante o Novembro Azul, busque orientação de um profissional qualificado e informe-se sobre o este tipo de câncer.

2. Obesidade pode influenciar no surgimento do câncer de próstata

O surgimento de tumores pode estar associado ao excesso de gordura corporal. A obesidade pode fazer com que o câncer de próstata se manifeste de forma agressiva, levando a um tratamento delicado e complicado.

Apesar disso, a obesidade é considerada o mal do século, já que afeta cada vez mais pessoas ao redor do mundo. Por isso, é importante manter seu corpo em movimento, praticando atividades físicas regularmente e estando atento à alimentação.

3. Fatores hereditários podem influenciar no surgimento do câncer de próstata

Conhecer a carga genética pode ajudar no diagnóstico precoce. Para isso, comunique ao seu médico seu histórico familiar. A ocorrência de outros casos em parentes próximos deve motivá-lo a buscar orientação médica e soluções preventivas propostas pelo profissional.

4. Idade do paciente podem influenciar no surgimento do câncer de próstata

A idade é um fator de risco para o câncer de próstata, já que a incidência e a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos de idade. De forma geral, consulte seu médico de confiança a partir dos 40 anos e mantenha sua saúde em dia.

5. Uso ou contato com substâncias químicas específicas

Alguns elementos e substâncias podem influenciar o desenvolvimento de câncer de próstata. Arsênio, presente em agrotóxicos e madeiras, e aminas aromáticas, utilizadas nas indústrias são alguns deles. Outros exemplos são hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, dioxinas, fuligens, produtos de petróleo e substâncias eliminadas pelo motor de escape de automóveis.

6. Etnia do paciente

Ainda são necessários estudos para apontar de forma clara e definitiva. No entanto, a maioria dos pacientes de câncer de próstata são homens negros, que podem sofrer com a doença mesmo antes dos 40 anos.

O câncer de próstata pode ou não ser sintomático. Mesmo que esta seja uma doença invisível, é capaz de afetar muitos homens até então saudáveis.

Aproveite o Novembro Azul e fique atento a estes fatores para manter sua saúde em dia. Receber o diagnóstico precoce e, consequentemente, o tratamento adequado, aumenta suas chances de cura. O aconselhamento médico é capaz de te ajudar a conhecer e redobrar os cuidados com sua saúde.