Mulheres também devem procurar um urologista

Você sabia que o médico urologista é especializado nos aparelhos urinários de mulheres e de homens? Além disso, ele também é o profissional indicado para tratar o aparelho reprodutor masculino.

A visita regular ao urologista também deve fazer parte da rotina das mulheres. Isso acontece porque elas também podem ser afetadas por problemas urológicos como litíase, sangramento e infecção e incontinência urinária, entre outros.

Por que mulheres também devem procurar um urologista?

Pesquisas indicam que mulheres são mais cuidadosas em relação à saúde quando comparadas aos homens. No entanto, a especialidade mais disseminada entre elas é a ginecologia, área voltada para o tratamento do aparelho reprodutor feminino.

Neste sentido, a falta de acompanhamento médico realizado por um urologista pode atrasar a obtenção de diagnósticos de doenças relacionadas ao aparelho urinário. Como resultado, o tratamento de algumas patologias pode ter seu início protelado, prejudicando a saúde da paciente.

Quais doenças são tratadas pelo urologista?

A urologia trata problemas como cálculo renal, incontinência urinária, cistite e tumores nos rins ou na bexiga. Infecção urinária, prolapso genital e questões relacionadas a rins, ureteres, bexiga urinária e uretra também podem ser tratados por urologista.

Quando as mulheres devem procurar um urologista?

De modo geral, é recomendado agendar uma consulta com um profissional especializado periodicamente. No entanto, ele costuma ser procurado diante do surgimento de incômodos ou desconfianças relacionados às doenças citadas acima.

Os sintomas do cálculo renal podem variar, mas é comum sentir dor súbita e incômodos na lombar. Estes podem irradiar para abdome, bexiga, grandes lábios e parte interna das coxas. A dor é crescente e pode haver palidez, agitação, irritação e suor frio. Também pode ocorrer sangue na urina, dor na uretra, náuseas, incontinência urinária, vômitos, dor abdominal, anorexia, mal estar e infecção do trato urinário.

A incontinência urinária é a perda involuntária da urina, que pode causar mal estar e afetar a qualidade de vida da paciente. Por isso, deve ser avaliada e tratada por um urologista.

A cistite, ou infecção urinária, apresenta sintomas como aumento da necessidade de urinar e sensação de queimação ao urinar. Pode haver desconforto na região pélvica, sangue na urina e esta ainda pode se tornar turva ou apresentar um cheiro forte. Alguns pacientes apresentam febre baixa, inferior a 38ºC.

Na maioria dos casos, tumores nos rins são assintomáticos em estágios iniciais. Estágios mais avançados podem exibir sintomas como sangue na urina e dores persistentes nas costas, especialmente abaixo das costelas. Também pode haver dor abdominal ou nos flancos, perda de peso, fadiga e febre intermitente.

Tumores na bexiga podem causar sangue na urina e alterações na micção. Entre elas estão aumento da necessidade de urinar com sensação de dor, queimação ou menor fluxo de urina.

O prolapso genital é caracterizado por dor na barriga, corrimento vaginal e sensação de algo saindo pela vagina. Também pode haver incontinência urinária, dificuldade em evacuar e dor durante ou após as relações sexuais.

É importante estar atenta à saúde dos aparelhos urinários. Por isso, mulheres também devem procurar um urologista. Recomendamos que você busque aconselhamento médico diante de qualquer dúvida ou sintoma.