Existe tratamento para disfunção erétil?

Você sabe o que é a disfunção erétil? Ela está relacionada à incapacidade masculina de alcançar e manter uma ereção suficiente para desempenho satisfatório durante a atividade sexual.

Apenas no Brasil, pesquisas revelam que aproximadamente 45% dos homens passam por problemas relacionados à disfunção erétil após os 40 anos. Como resultado, seu bem-estar e autoconfiança se tornam abalados, havendo prejuízo à qualidade de vida dos pacientes. Este distúrbio também afeta suas parceiras ou parceiros.

O que pode desencadear a disfunção erétil?

Ela pode ser causada por problemas neurológicos, circulatórios, psicológicos e por distúrbios hormonais. Fatores anatômicos, estruturais ou o uso de drogas também pode exercer influência neste sentido.

Quais são os sintomas?

Além da dificuldade de ereção, pode haver dificuldade de ejacular ou mesmo atingir o orgasmo. Desta forma, a ereção não será duradoura ou rígida o suficiente. Também pode ocorrer ejaculação diante de uma mínima estimulação sexual.

Quais são os fatores de risco?

É preciso estar atento a alguns hábitos e determinadas doenças preexistentes. Elas poderão causar ou estar relacionadas à disfunção erétil. Entre elas estão:

• Alcoolismo;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Diabetes;
  • Dislipidemia;
  • Doenças prostáticas;
  • Doenças relacionadas à circulação sanguínea;
  • Hipertensão arterial;
  • Obesidade;
  • Sedentarismo;

Existe tratamento para disfunção erétil?

Sim! De acordo com a orientação médica, o paciente poderá fazer uso de medicamentos orais, como aqueles que facilitam a ereção. Estes medicamentos atuam como vasodilatadores, aumentando o fluxo de sangue na região peniana e ajudam no tratamento para disfunção erétil. No entanto, apenas o uso do remédio não garante uma ereção duradoura ou rígida, sendo necessário haver uma combinação de libido e desejo.

O aconselhamento psicológico, por outro lado, irá tratar o aspecto emocional do paciente. Como visto anteriormente, depressão, ansiedade e preocupações financeiras, profissionais ou pessoais podem impactar a vida sexual.

Atualmente, existem injeções de aplicação local, intravenosas, que podem ser indicadas em casos nos quais o medicamento oral não surte o efeito desejado. Ela deve ser aplicada alguns instantes antes da relação sexual e sua ação é espontânea, ocorrendo minutos após sua administração.

Uma alternativa é a colocação de próteses penianas. A intervenção cirúrgica costuma ser indicada quando nenhum outro tratamento traz resultados benéficos à vida do paciente. A inserção do implante ocorre após diversas etapas e avaliações essenciais. A maioria dos pacientes que têm indicação da cirurgia de prótese se mostra satisfeita com o procedimento.

Como o urologista pode me ajudar em casos de disfunção erétil?

Se você notar qualquer dificuldade de alcançar ou manter uma ereção adequada frequentemente, busque aconselhamento médico especializado. A Integral Urologia poderá lhe orientar até obter o diagnóstico correto, essencial para indicação do tratamento mais apropriado ao seu caso.

Da mesma forma, também será possível avaliar quaisquer doenças associadas à disfunção erétil. Elas podem ser tratadas e controladas, devolvendo, assim, sua qualidade de vida e seu bem-estar.

Nós, da Integral Urologia, buscamos atender de forma integral aqueles que precisam de tratamento urológico. Por isso, não apenas focamos em sua saúde, mas também no bem-estar da sua família, apostando em um bom relacionamento com o médico.