Entenda a relação entre as frutas cítricas e a prevenção do cálculo renal

Entenda a relação entre as frutas cítricas e a prevenção do cálculo renal

As pedras nos rins podem fazer adultos chorarem de dor. Mas você conhece a relação entre as frutas cítricas e a prevenção do cálculo renal? Elas podem ser aliadas neste processo, já que o consumo destes alimentos ajuda na manutenção da saúde dos rins.

Por que as frutas cítricas ajudam na prevenção do cálculo renal?

Estas frutas e seus sucos naturais são ricos em ácido cítrico que, por sua vez, é eliminado através da urina como citrato. Este elemento se liga ao cálcio, resultando em um composto solúvel e evitando que o cálcio fique livre no organismo para formar os cálculos renais. Algumas verduras, legumes e outras frutas também possuem citrato em sua composição.

Quais são outras medidas que podem ajudar na prevenção do cálculo renal?

Além da ingestão de frutas cítricas, especialistas recomendam aumentar o consumo de líquidos. Quanto mais ingerimos líquidos, maiores as chances de evitar problemas relacionados à formação de cálculos renais. Apresentar uma urina de cor clara é um indicativo de que o consumo de líquidos está dentro do recomendado.

Sucos, sopas e chás também melhoram a saúde dos rins, facilitando a diluição da urina e ajudando a prevenir as pedras nos rins.

Além de aumentar o consumo dos alimentos citados anteriormente, é recomendado reduzir ou não ingerir refrigerantes, sódio e proteína animal.

Os primeiros são bebidas açucaradas que podem prejudicar o funcionamento dos rins. Uma das razões é que eles estimulam que mais cálcio seja eliminado pela urina, podendo causar pedras nos rins. Outro fator importante é que elas facilitam o ganho de peso, que pode dar início à resistência à ação da insulina. Como resultado, a urina pode se tornar mais ácida, provocando o surgimento de cálculos de ácido úrico.

O sódio facilita a passagem de cálcio para a urina, sendo recomendado controlar o consumo de embutidos como salsicha, linguiça e salame, por exemplo. Outros embutidos, enlatados e macarrão instantâneo são outros exemplos de alimentos ricos em sódio.

Já a proteína animal deve ser consumida com cautela para controlar a produção de ácido úrico e a acidez sanguínea. Estes dois fatores podem levar à produção de pedras nos rins.

As pedras nos rins podem ter diversas origens e estas são algumas dicas para prevenção do cálculo renal. Caso você apresente algum sintoma de cálculo renal, busque aconselhamento médico especializado

 

AGENDE UMA CONSULTA