Conheça sintomas, tratamentos e causas da andropausa

Conheça sintomas, tratamentos e causas da andropausa - Integral Urologia

A andropausa é comumente tratada como a menopausa masculina. No entanto, esse é um procedimento mais lento que consiste na queda acentuada da testosterona. Este é o hormônio masculino produzido pelos testículos, responsável pelo desenvolvimento dos órgãos genitais e por promover o impulso sexual. O declínio dos níveis de testosterona é comum durante o envelhecimento do homem.

Quais são os sintomas da andropausa?

Entre os sintomas provocados pela diminuição dos níveis de testosterona estão cansaço e sensação de perda de energia e da libido. Também pode haver surgimento de disfunção erétil, alterações no humor e perda de massa muscular e óssea.

Estes sintomas são comuns a muitos outros distúrbios, por isso é importante buscar aconselhamento médico a fim de obter o diagnóstico correto.

Quais são os fatores de risco da andropausa?

As causas da andropausa envolvem a redução da produção da testosterona. Sendo assim, os fatores de risco são aqueles que podem reduzir os níveis desse hormônio no sangue. A idade avançada é um dos principais fatores, assim como obesidade, estresse crônico, alcoolismo e doenças crônicas, como diabetes.

Quais são as complicações da andropausa?

A andropausa pode aumentar os riscos para o surgimento de diversos problemas de saúde. Entre elas, podemos citar diabetes, doenças cardiovasculares, obesidade, infertilidade e hipertensão. Também é possível que ocorram alterações nos níveis de colesterol, de glicose e de lipídeos no sangue.

A osteoporose e a anemia são outras consequências. Enquanto a primeira leva ao aumento do risco de fraturas, a segunda está relacionada à queda da produção de glóbulos vermelhos.

Quais são os tratamentos disponíveis?

Uma das opções de tratamento é a reposição hormonal. O médico especializado poderá indicar medicamentos com este fim após a obtenção do diagnóstico correto. Este, por sua vez, acontece após a constatação dos sintomas e análise de exames, como os de sangue. Os medicamentos relacionados podem ser comprimidos, injeções ou gel transdérmicos.

Este tipo de tratamento pode provocar diversos efeitos, sendo necessário comparecer às consultas com o urologista responsável pelo seu caso. Estas medidas visam melhorar a qualidade de vida e o bem-estar do paciente, bem como devolver sua autoconfiança.

Como prevenir a andropausa?

Ainda não há um método específico para prevenção da andropausa. No entanto, recomenda-se a manutenção de hábitos saudáveis, como praticar exercícios físicos regularmente e alimentar-se de modo equilibrado. Além disso, é indicado ter boas noites de sono, aliviar o estresse e consultar-se regularmente com seu médico de confiança.

Estudos indicam que cerca de 30% dos homens com idade superior a 60 anos terão seus níveis de testosterona reduzidos. O acompanhamento médico ajuda o paciente a compreender as mudanças físicas às quais o organismo está suscetível. Assim, é possível reconhecê-las e evitar suas complicações. Estas são medidas que ajudam a proporcionar um envelhecimento saudável.