Conheça os fatores de risco para infecção urinária

A infecção urinária, ou infecção do trato urinário, consiste em uma doença infecciosa capaz de afetar qualquer parte do sistema urinário. Desta forma, órgãos como bexiga, rins, uretra e ureteres podem ser afetados.

A infecção urinária pode atingir homens e mulheres de qualquer idade. Apesar disso, mulheres são as mais impactadas pela doença. Isso acontece porque elas têm 50 vezes mais chances de desenvolver este tipo de infecção quando comparadas aos homens.

Seus principais sintomas incluem urgência miccional e ardência ao urinar, podendo haver eliminação de sangue junto com a urina. Dores na região próxima à bexiga também são comuns.

Quais são os fatores de risco em mulheres?

Manter uma vida sexualmente ativa pode facilitar a infecção urinária, assim como o uso de contraceptivos como espermicidas. Estas infecções tendem a ser mais comuns após a menopausa devido à baixa quantidade de estrogênio. Esta alteração provoca alterações no trato urinário, deixando-o mais vulnerável.

Alguns casos também são influenciados por pedras nos rins, bloqueios no trato urinário e cateteres. A baixa imunidade é outro fator relevante, já que esta situação prejudica a atuação das defesas do corpo.

Quais são os fatores de risco em gestantes?

Gestantes possuem as mesmas chances de desenvolver infecção urinária que mulheres não grávidas. Acredita-se que as alterações fisiológicas comuns a este período sejam a causa da incidência desta doença em grávidas.

Os fatores associados à ocorrência da infecção urinária são histórico prévio, diabetes mellitus e gestações anteriores.

Quais são os fatores de risco para infecção urinária em crianças?

Em crianças menores de cinco anos, a ocorrência de anormalidades na primeira infecção urinária pode provocar infecção urinária recorrente.

Em meninas, a presença de cicatrizes renais está ligada à ocorrência da doença após os 10 anos de idade.

Em meninos, a circuncisão neonatal pode ajudar a reduzir casos de infecção do trato urinário. Isso é comprovado por estudos que indicam que a presença de prepúcio íntegro aumenta a incidência da doença entre 3,7 e 11 vezes.

Quais são os fatores de risco para infecção urinária em homens?

Como em mulheres, pedras nos rins e cateteres podem causar infecção urinária. Em homens, o aumento da próstata é um importante fator de risco, já que atua como um bloqueio no trato urinário. Alterações no sistema imunológico, como a baixa imunidade, facilita a entrada de bactérias, o que pode causar infecções.

Quais são os fatores de risco para infecção urinária em idosos?

Homens e mulheres, ao atingir certa idade, podem utilizar fraldas geriátricas. Apesar de resolver questões relacionadas à incontinência urinaria, as fraldas propiciam um ambiente abafado, úmido e, quando com urina, pode proliferar o aumento das bactérias na região. A terceira idade também é um momento da vida em que é comum haver queda da imunidade e hábitos prejudiciais como baixo consumo de água e o costume de reter urina.

Casos mais graves podem provocar febre alta, calafrios, dores na região lombar e pielonefrite. Caso a bactéria avance pelo organismo, pode haver risco de morte. Muitas vezes, o organismo demonstra que algo está errado. Caso você sinta qualquer desconforto ou mesmo um dos sintomas, busque aconselhamento médico.