A alimentação interfere na ocorrência de pedras nos rins?

A alimentação interfere na ocorrência de pedras nos rins?

Sabemos que consumir ao menos 2,5 L de água por dia pode ajudar a eliminar pequenas pedras nos rins. Esta atitude também contribui para que novas formações não ocorram. Mas você sabia que a alimentação interfere na ocorrência de pedras nos rins?

Existem alguns tipos de pedras nos rins, que podem ser formadas por ácido úrico, oxalato de cálcio, estruvita ou cistina. Cada uma requer cuidados distintos na alimentação. A fim de evitar qualquer tipo de pedras nos rins, é preciso estar atento aos alimentos a seguir:

1. Procure consumir suco de limão ou de laranja

A ingestão diária de um copo de suco de laranja ou de limão fornece ácido cítrico ao seu organismo. Este tipo de ácido origina um sal chamado citrato que, por sua vez, ajuda a evitar a formação de pedras e cristais no organismo.

2. Evite ingerir proteínas em excesso

Qualquer alimento em excesso é capaz de causar males à saúde. No entanto, o consumo desenfreado de proteínas de origem animal (como carnes e manteiga) aumenta a produção de ácido úrico. Não é preciso abrir mão totalmente destas proteínas: um bife médio em uma refeição diária é suficiente para nutrir seu organismo.

3. Reduza o consumo de sal

O sódio é um dos componentes do sal de cozinha. Esta substância, no entanto, facilita a deposição de sais no organismo. Além do sal de cozinha, é preciso estar atento à presença do sódio em produtos industrializados, como temperos em cubos. Molhos prontos, carnes processadas (salsicha, presunto, mortadela) e macarrão instantâneo são outros exemplos de alimentos ricos em sódio.

4. Evite alimentos ricos em oxalato

O oxalato é uma substância que facilita a formação de pedras nos rins e pode ser encontrado em alguns alimentos. Entre eles estão espinafre, beterraba, quiabo, batata doce e amendoim.

Eles podem ser consumidos em pequenas quantidades e, de preferência, acompanhados por alimentos ricos em cálcio. O leite e seus derivados são bons exemplos de alimentos que ajudam a reduzir a absorção do oxalato no intestino.

5. Aderir ao chá de quebra-pedra

O chá de quebra-pedra possui ação diurética e, por isso, ajuda a eliminar as pedras nos rins. A erva atua relaxando os ureteres, canal pelo qual as pedras passam, provocando dor e incômodo.

Dica de ouro da Integral Urologia:

Como dito anteriormente, beber água, de dois a três litros por dia, é uma das medidas que ajuda a evitar as pedras nos rins. Isso acontece porque a desidratação do organismo é a principal causa de pedras nos rins.

No entanto, a quantidade ideal de água varia de acordo com individualidades do paciente. Conhecer o peso, a idade e alguns hábitos de vida é decisivo para determinar esta estimativa.

Converse com seu médico de confiança e entenda como pequenas mudanças na sua alimentação podem te ajudar a evitar pedras nos rins.

 

AGENDE UMA CONSULTA